O IMPACTO DO HOME OFFICE À SAÚDE MENTAL DO FUNCIONÁRIO NO CENÁRIO DA PANDEMIA COVID-19

Autores/as

Palabras clave:

Home office, Saúde mental, Pandemia, COVID-19, Saúde do trabalhador

Resumen

Durante a pandemia do COVID-19 trabalhar na modalidade home office surge como uma estratégia das empresas para se manterem em operação e assegurar a saúde dos trabalhadores seguindo as recomendações de saúde.   O objetivo deste ensaio é analisar os impactos do trabalho home office à saúde mental de funcionários, em sua maioria surpreendidos com a súbita alteração de rotina e com o isolamento social, que tornou o lar, antes destinado ao repouso agora compartilhada com atividades profissionais. A depressão, transtorno de ansiedade e síndrome de Burnout são mencionados como consequência desse novo cenário que tem causado prejuízos mentais aos trabalhadores, que além de cultivarem inseguranças e incertezas da pandemia, ainda sofrem com o excesso de trabalho e dificuldades de conciliar a vida profissional dentro de casa. Cabe às empresas contribuírem para o bem-estar da equipe, redesenhando o novo modelo de trabalho com o intuito de minimizar aspectos negativos da modalidade, colaborando assim na prevenção do adoecimento psíquico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Caroline Silva Rodrigues, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Psicóloga, Pós-graduada em Psicologia Organizacional pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP.

Narcisio Rios Oliveira, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP / Universidade Santo Amaro - UNISA

Nutricionista (CRN-3 52558), Mestre em Promoção da Saúde e com especialização em Docência Universitária pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), pós graduado em Nutrição Clínica e Esportiva pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atualmente é Professor do Curso de Nutrição no UNASP Campus São Paulo e Preceptor de Nutrição Clínica da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Catherine Oliveira de Araujo, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Graduada em Pedagogia (2001), Pós-graduada em Psicopedagogia Clinica & Institucional, Mestre (2006) e Doutora (2018) em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é diretora geral da pós-graduação e docente no curso de Pedagogia do UNASP-SP.

Publicado

2022-04-12

Cómo citar

Rodrigues, A. C. S., Oliveira, N. R., & Araujo, C. O. de. (2022). O IMPACTO DO HOME OFFICE À SAÚDE MENTAL DO FUNCIONÁRIO NO CENÁRIO DA PANDEMIA COVID-19. Revista Fronteiras Em Psicologia, 4(2), 39–49. Recuperado a partir de https://fronteirasempsicologia.com.br/fp/article/view/125

Número

Sección

Fronteiras da Pandemia