UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO

APOSTANDO NO CARÁTER ENATIVO DE METODOLOGIAS DE PESQUISA

Autores

  • Maria Elizabeth Barros de Barros

Resumo

O artigo apresenta os desafios colocados pela temática saúde do trabalhador de uma rede municipal de ensino do sudeste brasileiro, considerando sua importância indiscutível para o campo da educação hoje. Parte de uma experiência vivida no município da Serra na Região da Grande Vitória no Espírito Santo e dos desafios na construção de uma politica educacional que se faz em um movimento incessante de encontros, desafios, confrontos, debates de interesses que necessariamente constituem a construção de uma política pública. A pesquisa intervenção realizada visou a construir uma política de educação no referido município para o enfrentamento das adversidades advindas do chão da escola. Com esse objetivo buscou a implantação de dispositivos como as COSATEs (Comissões de Saúde do Trabalhador da Educação) visando ativar um processo de lutas por melhores condições de trabalho e, principalmente, fortalecer a construção de um ofício por meio de uma estratégia coletiva de análise do trabalho. O caráter enativo da metodologia utilizada viabilizou a produção de um plano comum entre os trabalhadores de educação.

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Publicado

2019-09-10

Como Citar

de Barros, M. E. B. (2019). UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO: APOSTANDO NO CARÁTER ENATIVO DE METODOLOGIAS DE PESQUISA. Revista Fronteiras Em Psicologia, 2(1), 120–136. Recuperado de https://fronteirasempsicologia.com.br/fp/article/view/55