ESTRESSE POR AVALIAÇÕES
UMA METODOLOGIA PEDAGÓGICA PARA REDUZIR TENSÕES
Palavras-chave:
Avaliação do ensino, Avaliação da aprendizagem, Novas metodologias, Quebra de paradigmasResumo
Avaliar se constitui em processo que se localiza, conforme Luckesi (2011), num ato de investigação que busca confrontar o obtido com o esperado. A presente digressão se constitui em operacionalizar esse ato com a aprendizagem. Ou seja, quando avaliamos o que foi resultante do processo de ensino na sala de aula o resultado que obtemos é, em verdade, a exposição de quanto conseguimos ensinar e não o quanto o aluno aprendeu. Essa "ponte entre diferentes níveis de realidade" de que nos fala Hadji (1994, p. 29) é, em verdade, uma fotografia instantânea sobre um determinado momento da realidade estrotejada pelo avaliando, uma vez que é a partir dele que emanam os signos e parâmetros para a quantificação desejada. Este trabalho relata uma experiência de mais de dez anos de ensino universitário, onde é pautado o procedimento sobre o ponto de vista de que o que se avalia é, na verdade, o nosso desempenho como professores, o que nos é transmitido através de nossa consciência daquilo que o aluno aprendeu.