Escolarização e Subjetivação de Crianças em Estruturação Psicótica - Uma Perspectiva Transdisciplinar

Autores

  • Ilvo Fernando Port

Palavras-chave:

Psicanálise, Educação, Transdisciplinaridade

Resumo

Apresento, aqui, recortes da “construção de um caso clínico”, metodologia de pesquisa própria da psicanálise, em que psicanalista e educadores trabalharam, de forma transdisciplinar, nos processos de subjetivação e de educação de uma criança em estruturação psicótica. A possibilidade da transdisciplinaridade envolvendo psicanálise e educação foi decisiva na condução de tais processos. Foi possível que saberes diferentes, sendo reconhecidos como faltantes pudessem, ao encontrar uma posição alternativa às posições de onipotência e de impotência, co/laborar. Foi possível observar-se efeitos estruturantes para a criança em questão, que se manifestaram tanto em aspectos instrumentais, quanto em aspectos estruturais de seu desenvolvimento.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

Port, I. F. (2018). Escolarização e Subjetivação de Crianças em Estruturação Psicótica - Uma Perspectiva Transdisciplinar. Revista Fronteiras Em Psicologia, 1(1), 7–20. Recuperado de https://fronteirasempsicologia.com.br/fp/article/view/17