UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO À DISTÂNCIA

ANSIEDADE, DEPRESSÃO E PRIMEIROS SOCORROS PSICOLÓGICOS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Autores

  • Camila Menezes Ferreira Guerreiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Menna Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mariana Valls Atz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Saúde Mental, Coronavírus, Educação Superior, Intervenção Interdisciplinar Online

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar uma possibilidade de atuação interdisciplinar durante a pandemia de Coronavírus. Tratou-se de uma capacitação na modalidade de Ensino à Distância (EAD) entre as áreas da Psicologia e Psiquiatria voltada a servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade objetivou: promover conhecimento sobre saúde mental para o servidor UFRGS; discutir repercussões da ansiedade e depressão no trabalho; instruir servidores quanto aos Primeiros Socorros Psicológicos; e refletir sobre esses temas no contexto de enfrentamento ao novo Coronavírus. O curso utilizou  a plataforma Moodle Colaboração da Instituição, dividido em três módulos: 1. Sintomas Ansiosos e Depressivos, 2. Primeiros Socorros Psicológicos e 3. Fórum. O curso foi autoinstrucional, com duração de uma semana e carga horária de 4 horas. As vagas foram limitadas a 20 participantes e contou com 18 concluintes. Ao final, os participantes responderam um questionário de avaliação do curso. De um modo geral, a avaliação dos participantes foi positiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Como Citar

Guerreiro, C. M. F., Oliveira, J. M., & Atz, M. V. (2020). UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO À DISTÂNCIA: ANSIEDADE, DEPRESSÃO E PRIMEIROS SOCORROS PSICOLÓGICOS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS. Revista Fronteiras Em Psicologia, 3(1), 21–35. Recuperado de https://fronteirasempsicologia.com.br/fp/article/view/87

Edição

Seção

Fronteiras da Pandemia