IDEAIS CULTURAIS ACERCA DA MATERNIDADE E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS SUBJETIVOS NA MULHER

Autores

  • Maira da Silva Gomes IENH

Palavras-chave:

Maternidade. Psicologia. Psicanálise. História. Antropologia., Maternity. Psychology. Psychoanalysis. History. Anthropology.

Resumo

A maternidade, em nossa cultura, ainda é considerada uma condição importante para a plenitude e felicidade feminina. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal demonstrar as mudanças sobre o conceito de maternidade no tempo, e os impactos do modelo atual de maternidade sobre a psique feminina.  Para tanto, foi realizada uma pesquisa a partir de referenciais teóricos da Psicologia e da Psicanálise, bem como com contribuições da História e da Antropologia. Essa pesquisa se deu através de uma revisão de literatura. Com base nos resultados alcançados, desenvolveu-se três categorias intituladas "Recortes dos ideais culturais acerca da maternidade no período Medieval”, “Ideais culturais acerca da maternidade do período Moderno ao Contemporâneo" e “Análise psicanalítica - Ideal de felicidade''. A principal conclusão alcançada é a de que estes ideais, quando impostos, podem causar grandes impactos negativos na vida das mulheres, podendo interferir até mesmo na sua subjetividade e dificultar a construção do espaço psíquico para o filho.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-12

Como Citar

Gomes, M. da S. (2022). IDEAIS CULTURAIS ACERCA DA MATERNIDADE E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS SUBJETIVOS NA MULHER. Revista Fronteiras Em Psicologia, 4(2), 60–76. Recuperado de https://fronteirasempsicologia.com.br/fp/article/view/128

Edição

Seção

Artigos Originais