O IMPACTO DO HOME OFFICE À SAÚDE MENTAL DO FUNCIONÁRIO NO CENÁRIO DA PANDEMIA COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Home office, Saúde mental, Pandemia, COVID-19, Saúde do trabalhador

Resumo

Durante a pandemia do COVID-19 trabalhar na modalidade home office surge como uma estratégia das empresas para se manterem em operação e assegurar a saúde dos trabalhadores seguindo as recomendações de saúde.   O objetivo deste ensaio é analisar os impactos do trabalho home office à saúde mental de funcionários, em sua maioria surpreendidos com a súbita alteração de rotina e com o isolamento social, que tornou o lar, antes destinado ao repouso agora compartilhada com atividades profissionais. A depressão, transtorno de ansiedade e síndrome de Burnout são mencionados como consequência desse novo cenário que tem causado prejuízos mentais aos trabalhadores, que além de cultivarem inseguranças e incertezas da pandemia, ainda sofrem com o excesso de trabalho e dificuldades de conciliar a vida profissional dentro de casa. Cabe às empresas contribuírem para o bem-estar da equipe, redesenhando o novo modelo de trabalho com o intuito de minimizar aspectos negativos da modalidade, colaborando assim na prevenção do adoecimento psíquico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Silva Rodrigues, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Psicóloga, Pós-graduada em Psicologia Organizacional pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP.

Narcisio Rios Oliveira, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP / Universidade Santo Amaro - UNISA

Nutricionista (CRN-3 52558), Mestre em Promoção da Saúde e com especialização em Docência Universitária pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), pós graduado em Nutrição Clínica e Esportiva pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atualmente é Professor do Curso de Nutrição no UNASP Campus São Paulo e Preceptor de Nutrição Clínica da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Catherine Oliveira de Araujo, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Graduada em Pedagogia (2001), Pós-graduada em Psicopedagogia Clinica & Institucional, Mestre (2006) e Doutora (2018) em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é diretora geral da pós-graduação e docente no curso de Pedagogia do UNASP-SP.

Downloads

Publicado

2022-04-12

Como Citar

Rodrigues, A. C. S., Oliveira, N. R., & Araujo, C. O. de. (2022). O IMPACTO DO HOME OFFICE À SAÚDE MENTAL DO FUNCIONÁRIO NO CENÁRIO DA PANDEMIA COVID-19. Revista Fronteiras Em Psicologia, 4(2), 39–49. Recuperado de https://fronteirasempsicologia.com.br/fp/article/view/125

Edição

Seção

Fronteiras da Pandemia