Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 e em fonte arial 12; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos ABNT. Recomenda-se aos autores que antes da submissão, seja realizada uma revisão ortográfica e gramatical por profissional capacitado.
  • Para garantir a revisão às cegas, as autoras e ou os autores serão responsáveis por retirar do texto qualquer forma de identificação de autoria.

Diretrizes para Autores

Os artigos podem ser escritos em português, espanhol, inglês e francês. Todos artigos devem conter título (title), um breve resumo (abstract) e pelo menos três palavras chave (key-words), em inglês, bem como seus correspondentes na língua em que o corpo do texto está escrito. As submissões devem ser realizadas nesta página da revista (ver acima, em "nova submissão"). 

Os manuscritos submetidos, quando derivados de estudos que envolvam seres humanos, devem obrigatoriamente ter sido aprovados por Comitê de Ética em Pesquisa.  Os autores deverão inserir a cópia digitalizada da declaração de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição como documento suplementar.

O aceite dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da Revista e, após, serão submetidos à avaliação por pares, feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

Apresentação e encaminhamento dos manuscritos

Os manuscritos deverão ser encaminhados por meio de submissão eletrônica no site da Revista Fronteiras em Psicologia. O conteúdo dos originais, sem a identificação dos autores em nenhuma parte do texto, deve conter:

- Título no idioma do artigo e em inglês. Caso o artigo for redigido em inglês deve apresentar também o título em português. 

- Resumo no idioma do artigo, em um único parágrafo, com até 250 palavras, acompanhado de três palavras-chave, que preferencialmente devem fazer parte do vocabulário de terminologia em psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde/Psicologia (BVS-Psi), disponível em www.bvs-psi.org.br;

Abstract em inglês, acompanhado de pelo menos três keywords. Caso o artigo for redigido em inglês, deve apresentar também o resumo em português, acompanhado de três palavras-chave, que preferencialmente devem fazer parte do vocabulário de terminologia em psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde/Psicologia (BVS-Psi), disponível em www.bvs-psi.org.br;

- Formatação: O texto completo do artigo deve ser formatado em Arial, 12 pontos, espaçamento entre linhas 1,5, justificado e margens: superior com 3 cm, inferior com 2 cm, esquerda com 3 cm e direita com 2 cm. Além disso: 

a) O alinhamento dos parágrafos e da lista de referências deve ser justificado;

b) O espaçamento entre linhas é 1,5 – com exceção das notas de rodapé e das tabelas, as quais devem ter espaçamento simples (1,0);

b) O espaçamento entre parágrafos (antes e depois) é zero;

c) Deverá haver um recuo especial na primeira linha de 1,25 cm

-Subseções: o texto deve conter subseções (Introdução, Método, Resultados, Discussão e Considerações Finais) apresentadas de forma contínua, sem a necessidade de nova página;

- Lista de referências em ordem alfabética, espaçamento simples, justificada.

Os manuscritos devem estar redigidos em linguagem científica, respeitando as normas da língua portuguesa. Pequenas correções podem ser realizadas pela comissão editorial para garantir adequações linguísticas. Os seguintes parâmetros de formatação devem ser seguidos para a submissão do manuscrito:

Extensão: O texto deverá ter extensão máxima de 25 páginas, incluídos as referências e o espaço que será ocupado por tabelas, figuras e/ou quadros, se for o caso.

Fonte: A fonte utilizada em todo o trabalho deve ser a Arial, tamanho 12 para o corpo do texto e 10 para as notas de rodapé, tabelas, gráficos, títulos e legendas de ilustrações e tabelas.

Tabelas, figuras e quadros: Tabelas, quadros, imagens fotográficas, figuras ou gráficos  devem ser  inseridos no corpo do texto e devem ter resolução mínima de 300 dpi. 

Estilo de citação: Fronteiras em Psicologia adota o estilo ABNT. Observe essas normas para citações, lista de referências, tabelas e figuras. Não utilize as expressões op. cit; ibid; ibidem; id; idem. Também não utilize a expressão apud. Se estritamente necessário referenciar uma fonte secundária, dê preferência pelo emprego da expressão “citado por”. Para facilitar a consulta, algumas situações comuns foram elencadas e exemplificadas a seguir.

Uma autoria(GIL, 2002) ou Gil (2002) aponta que ...

Duas autorias: (MARCONI; LAKATOS, 2001) ou segundo Marconi e Lakatos (2001)

Três autorias: (COSTA; FERRARI; MARTINS, 2006) ou conforme Costa, Ferrari e Martins (2006)

Quatro ou mais autorias: (ARON et al., 1995) ou Aron et al. (1995)

Entidade como autoria: (CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 2021) ou Conforme o Conselho Federal de Psicologia (CFP, 2021), .......

Dois ou mais trabalhos de mesmo autor dentro dos mesmos parênteses: (Silva, 2013a, 2013b, 2017, 2019)

Lista de Referências

O espaçamento na lista de referências é simples e  com formatação justificada. Para facilitar, são apresentados alguns exemplos de referências, que devem seguir a formatação ABNT: 

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do capítulo/artigo. Nome do livro/revista científica (em negrito), Cidade da editora/revista: nome da editora (se houver) número da edição, páginas (artigo), ano. DOI/link (artigo online). Data de acesso: 24 de abr de 2022.

FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. In: Neurose, psicose e perversão, Belo Horizonte:  Editora Autêntica, 2016. Originalmente publicado em 1917.

GALVÁN, Gabriela Bruno; MORAES, Maria Lúcia Toledo. Os conceitos de verdadeiro e falso self e suas implicações na prática clínica. Aletheia, Canoas: n.30, p. 50-58, dez. 2009. Disponível em:
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942009000200005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 27 out. 2021

Notas de rodapé

As notas de rodapé devem ser usadas de forma parcimoniosa. Somente são permitidas notas de rodapé explicativas e não são permitidas notas que contenham apenas referências. Estas deverão estar listadas, ao final do texto, no item 'Referências'.

Artigos Originais

Política padrão de seção

Sessão Especial

Temas específicos de relevância.

Sessão Especial - Textos Extemporâneos

Material produzido há mais de cinco anos, que por algum motivo não foi publicado, e que conserva relevância.

Fronteiras da Pandemia

Artigos especiais tratando de temas relacionados ao enfrentamento à pandemia de COVID-19, sob a perspectiva da psicologia e áreas de saber relacionados.

Outras Fronteiras

Textos relacionados a pandemia de COVID-19, utilizando procedimentos de escrita experimental e/ou que não se enquadrem na forma de um artigo científico.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.